terça-feira, 5 de abril de 2011

Publicidade mundial cresce 10,6%

A retomada da economia global e a copa do mundo tiveram grande influência na recuperação do setor publicitário, que cresceu 10,6% mundialmente em 2010, de acordo com levantamento realizado pela Nielsen.

Dados mostram que os rumos da publicidade seguem os passos da economia mundial. Países emergentes se mantêm mais firmes na recuperação, enquanto os mais ricos ainda têm certa instabilidade.

A maior expansão ocorreu na África e Oriente Médio. A América Latina ficou em segundo lugar, com 21,2% de crescimento de 2010 para 2009. Segundo Randall Beard, chefe global de Soluções Publicitárias da Nielsen, "2010 foi o ano da recuperação da indústria da publicidade".

Espera-se que o avanço no setor publicitário continue focado nos emergentes. Os EUA, Japão e Europa tiveram crescimento abaixo da média global e são os mais afetados pela crise.

Os Estados Unidos cresceram 5,6% em 2010. O índice não foi alto, porém melhor do que no ano anterior, que registrou encolhimento de 9%. A expansão do Japão foi de 1,3% e da Espanha 0,4%.

Em 2010, dos mercados analisados pela Nielsen, apenas os Emirados Árabes Unidos registraram retração de gastos em relação a 2009 por causa da crise de Dubai.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário