terça-feira, 10 de maio de 2011

Como seria a sua marca se fosse um Boneco ?

brand_toys_p
A JWT acaba de lançar os “Brand Toys”, uma ferramenta que apresenta, em formato de boneco, a forma como as marcas são vistas pelos consumidores. Os “brinquedos” são construídos com base nas conclusões de estudo ‘BrandZ’ da Millward Brown’s em conjunto com a análise em tempo real daquilo que é dito sobre a marca nas redes sociais.

Os Brand Toys permitem visualizar e comparar o carácter e personalidade de mais de 3 mil marcas de 23 países, oferecendo ainda a possibilidade aos utilizadores de criarem o seu próprio “brinquedo”, de partilhá-lo nas redes sociais e até imprimirem em 3D o seu boneco. Este lançamento realizou-se em simultâneo com o lançamento do famoso estudo anual da Millward Brown - o BrandZ Top 100 das marcas globais mais valiosas.

Segundo considera a agência, “os ‘Brand Toys’ revelam a forma como os consumidores, em todo o mundo, interpretam e sentem as marcas”, sendo que os utilizadores desta ferramenta podem comparar os “bonecos” de diferentes marcas, ou até da mesma marca, mas em diferentes países.



Cada boneco revela características diferentes, directamente relacionadas com os atributos da marca segundo os consumidores. Por exemplo, a silhueta do “brinquedo” representa a familiaridade e potencial da marca, enquanto o tamanho dos olhos está relacionado com o seu carisma (ver abaixo).

De acordo com a JWT, a aposta nos Brand Toys surge com a premissa de que as marcas estão constantemente em risco de se tornarem desinteressantes, à medida que o seu contacto com os consumidores aumenta. “Os gestores de marca têm, por isso, que manter-se criativos e lembrar-se que as marcas devem ser tratadas como objectos de entretenimento e de contacto”.

Guy Murphy, Worldwide Planning Director na JWT, explica: “Para assegurar um futuro cor-de-rosa para as marcas, é necessário encarar o marketing como uma disciplina criativa. Os Brand Toys representam as marcas tal como os consumidores as sentem – com personalidade e carácter, não como uma série de números e de mecanismos complexos”.

brand_toys_grafico

Fonte: JWT / Briefing

Nenhum comentário:

Postar um comentário