segunda-feira, 9 de maio de 2011

Meça os seus sorrisos enquanto vê vídeos online

Meça os seus sorrisos enquanto vê vídeos onlinePDFVersão para impressão
09 Maio 2011

medir_sorrisosJá pensou quantas vezes sorri enquanto assiste a vídeos na Web? Uma aplicação lançada pela investigadora Rosalind Picard e pela sua equipa do MIT faz as contas.


Em bit.ly/sorrisomit o utilizador escolhe um vídeo, assiste, e o site demonstra o efeito que essas imagens têm sobre quem assiste. No final é apresentada a percentagem de utilizadores que riram, sorriram ou não reagiram ao vídeo.

De acordo com Picard, a ideia é que, no futuro, o sistema possa fazer sugestões a partir da quantificação dos sorrisos dos usuários.
"Por exemplo, se você tivesse amigos que sorriem para as mesmas coisas que você. No caso de eles assistirem a algo que lhes faz sorrir, provavelmente você vai querer ver o mesmo vídeo", afirma a investigadora.

Os sensores que levam em conta as informações fisiológicas encontradas na superfície da pele podem ser vistos no site da empresa Affectiva.

Segundo informações da empresa, que tem Picard como cofundadora e cientista-chefe, o sensor já está a ser utilizado uso em alguns projetos-piloto, como por exemplo, num estudo de problemas do sono de crianças autistas, onde a ferramenta fornece informações sobre as reacções e os padrões de estado de alerta das crianças, ajudando a entender melhor o tratamento.

Além da webcam e de uma conexão com a internet do tipo banda larga, seu computador – Mac ou PC – precisa ter um processador de ao menos 1 GHz, memória RAM de pelo menos 512 Mbytes e uma webcam instalada. Também é recomendado ter o Adobe Flash Player 10.2 instalado na máquina, segundo o site.

Fonte: Folha de São Paulo / Forbes

Nenhum comentário:

Postar um comentário