quinta-feira, 14 de julho de 2011

Google Maps 5.7 para Android apresenta Transit Navigation (Beta) e mais !

Hoje é o lançamento do Google Maps 5.7 para Android. De Bancoc à Bahia, adicionamos Transit Navigation (Beta), acesso atualizado aos trajetos, melhores sugestões de resultados de pesquisa e um visualizador de fotos para páginas do Places. Tudo isso pode ser de muita valia se você estiver em um bairro que não conhece ou em uma cidade do outro lado do mundo.Transit Navigation (Beta)
O Google Maps Navigation (Beta) fornece, atualmente, 19 bilhões de rotas para carros e deslocamentos a pé guiados por GPS. Agora, a navegação GPS ‘curva a curva’ (ou, neste caso, ‘parada a parada’) está disponível em mais de 400 cidades do mundo inteiro (link em inglês) com Transit Navigation.


Transit Navigation utiliza o GPS para determinar a sua localização atual dentro da sua rota e alerta quando for o momento de descer ou de baldear. Isto é muito útil se estiver em uma cidade cujo idioma você não fala e também não consegue ler os mapas, nem entender os avisos. Depois de iniciar a sua viagem com Transit Navigation, você pode abrir outro aplicativo ou guardar o seu celular, pois o Google Maps exibirá um alerta na barra de notificações e vibrar o seu telefone quando a sua parada estiver próxima.

À esquerda: direções de transporte público sem Navigation. À direita: direções com Navigation




Os alertas do Navigation aparecem mesmo se você estiver em outro aplicativo

Agora você pode passar mais tempo curtindo a paisagem pela janela, sem se preocupar com quantas paradas faltam, onde você está na rota ou se já deveria ter descido. O Transit Navigation utiliza sinais de GPS, por isso, recomendamos usar este recurso para o transporte público acima da superfície.
Trajetos atualizados
Agora que melhoramos nosso serviço de trajetos, queremos que eles sejam muito mais fáceis de colocar na sua tela. Se você selecionar o ícone de carro ou a pé e a sua rota for suportada pelo Google Maps Navigation, o ícone do Navigation aparecerá automaticamente. Assim, você pode obter rotas passo a passo em um clique. Observação: por enquanto, esta mudança só foi feita para navegação de carro e a pé; ela ainda não aparece para o transporte público.

Acesso em um clique aos trajetos para o Navigation

Também simplificamos a maneira como você acessa o trajeto de dentro de uma página do Places. Antes, clicar em “Trajetos” em uma página do Places abria opções para “Navegação de carro”, “Navegação a pé” e “Como chegar”. Agora, você será levado diretamente para o mapa e verá a nova caixa de trajetos acima.
Sugestão aprimorada de pesquisa
Fizemos duas mudanças para as sugestões de pesquisa que aumentaram sua qualidade e rapidez. Primeiro, adicionamos ícones por categoria, assim, em vez de todas as sugestões de pesquisa exibirem o mesmo ícone, este agora reflete o tipo de resultado. Você verá um pino para uma listagem do
Google Places, uma estrela para um local ou Place marcado com estrela, um relógio para um termo de pesquisa usado anteriormente e uma lupa para “qualquer outra coisa”.


Dois exemplos de sugestões de pesquisa com os novos ícones

Além disso, todos os lugares que você viu como chegar ou ligou diretamente da página do Google Places serão incluídos como sugestão em uma pesquisa relevante. Por exemplo, se você recentemente consultou o trajeto para a agência do correio na avenida Pompeia, na próxima vez que iniciar uma pesquisa com [c] ou [ave], aquela agência do correio aparecerá como sugestão de pesquisa.Visualizador de fotos para páginas do Google Places
Desde que lançamos
fotos de negócios para páginas do Google Places (página em inglês), em outubro passado, milhões de fotos foram adicionadas nessas páginas no mundo inteiro. Para que você possa visualizar estas fotos em trânsito, adicionamos um eficiente visualizador de fotos que o permite navegar pelas fotos enquanto decide aonde quer ir.

À esquerda: fotos de negócios em páginas do Places. À direita: o novo visualizador de fotos


Para começar a usar o Google Maps 5.7 para Android, faça o download da atualização aqui. Esta atualização requer um dispositivo com o sistema operacional Android 2.1 ou superior e funciona em qualquer lugar onde o Google Maps esteja disponível atualmente. Saiba mais na nossa central de ajuda e divirta-se explorando no carro, no transporte público, na bicicleta ou a pé.
(Postagem cruzada no Official Google Blog)

Chris Van Der Westhuizen, Engenheiro de Software

Nenhum comentário:

Postar um comentário