quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mozilla antecipa lançamento do Firefox 6


Antecipando em dois dias o calendário inicialmente definido, a Fundação Mozilla acaba de disponibilizar para download a versão final do Firefox 6, que traz novidades na rapidez e no interface. A beta da versão 7 já está a ser preparada para Setembro.

A elevada concorrência no mercado dos browsers tem acelerado o ritmo de lançamento de novas versões (finais) do Firefox, que em Março lançava a versão 4 e em Junho a versão 5. Intercaladas com o lançamento das versões beta, normalmente menos estáveis, este ritmo ajuda a introduzir novidades e a ultrapassar melhorias dos rivais, especialmente o Internet Explorer e o Google Chrome.

Na versão 6, que tinha sido disponibilizada em beta em Julho os utilizadores podem contar com um arranque mais rápido, maior organização de tags e ligação simplificada aos sites preferidos. A funcionalidade Panorama ajuda também a visualizar as tabs abertas para que não se perca entre as muitas sessões paralelas.

Na segurança destaca-se a identificação do ID do site, o gestor melhorado de passwords e a possibilidade de "esquecer" um site visitado, limpando todos os traços que este deixou no seu computador.

Os avisos de novas versões terão surgido ainda no fim de semana, como reportaram alguns blogs, mas os links tinham ainda informação de versões beta. Agora o site da Mozilla já está "arrumadinho" com os links para download das versões finais do Firefox 6.0 para Windows, Mac e Linux em mais de 70 línguas, incluindo português de Portugal.

Na calha está já a versão 7.0, que deverá ser disponibilizada em beta no mês de Setembro e promete um recurso mais reduzido à memória, ultrapassando uma das maiores críticas de que tem sido alvo. Segundo informação veiculada por um programador, o browser consome menos 20 a 30% de memória que as versões 5 e 6 e essa economia pode mesmo chegar aos 50%.



tek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário