sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Facebook adia plano de entrar na bolsa para final de 2012


O Facebook anunciou que vai adiar para setembro de 2012 a sua entrada na bolsa, através de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
Na prática, significa que os investidores terão de esperar mais um pouco pela abertura de capital da companhia de Mark Zuckerberg.
O adiamento da oferta pública de ações do Facebook tem a ver com o atual momento pelo qual o mercado financeiro global está passando.
As recentes crises na Grécia e Itália deixam o mundo em alerta com relação à solvência dos papéis.
A estratégia de retardar a entrada na bolsa também é seguida por Zynga e Groupon. Segundo o jornal Financial Times, Zuckerberg quer manter o foco da empresa no desenvolvimento de novos produtos, ao invés de prestar contas e se reunir com investidores para acalmá-los em uma eventual turbulência do mercado.
Por ora, seria mais fácil e racional para a empresa manter seu capital fechado, uma vez que a rede social não enfrenta dificuldades financeiras para crescer, afirma Lise Buyer, economista que prestou consultoria ao Google antes de sua estréia na bolsa.
A entrada do Facebook no mercado financeiro é considerada uma das maiores expectativas dos últimos tempos.
Analistas estimam que após o lançamento e venda das ações, a companhia de Zuckerberg seja avaliada em mais de US$ 66 bilhões. Apesar de não anunciar seus lucros, estima-se que o faturamento do Facebook esteja na casa dos US$ 2 bilhões por ano.



www.techtudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário