segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Facebook pode ser multado por guardar dados eliminados em conta de usuário.

O Facebook corre o risco de ter que pagar uma multa de 100 mil euros a um jovem austríaco, por ter guardado informação que o utilizador tinha apagado da conta pessoal. Max Schrems, um estudante de Direito de 24 anos, acusa o Facebook de ter guardado cerca de 1200 páginas com informação sua, mesmo depois de ter apagado estes conteúdos do perfil.


O jornal The Guardian explica que o jovem austríaco descobriu que a rede social tinha guardado a informação quando, em Junho, pediu uma cópia da informação publicada. Max recebeu um CD com tudo o que tinha publicado na rede, incluindo dados, pedidos de amizade negados e mensagens que tinha apagado do perfil, entre outras informações relativas a três anos de actividade.

No caso de as alegações de Max Schresm serem provadas, a rede social arrisca uma multa de até 100 mil euros. Um porta-voz do Facebook declarou ao mesmo jornal que “disponibilizou, ao Sr. Schrems, toda a informação que pediu em resposta ao requerimento”. O responsável explicou ainda que a informação pedida pelo jovem incluía “uma diversidade de outras coisas que não informação pessoal, como as medidas de protecção contra fraude do Facebook e outros procedimentos analíticos do Facebook”, que não são, “claramente”, dados pessoais.


Fonte: Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário