terça-feira, 10 de abril de 2012

Marketing Verde: Uma estratégia de Marketing utilizando práticas ambientais


Os problemas ecológicos geraram a preocupação e conscientização dos consumidores em praticar sustentabilidade. Diante disso temos uma maior procura por produtos e serviços que contribuam de alguma forma com a sustentabilidade . A partir dessa consciência surgiu um novo tipo de consumidores, "Verdes"
Segundo Baroto (2008)¹ Marketing Verde está diretamente ligado à sustentabilidade. As organizações estão utilizando cada vez mais Marketing Verde como estratégia em seus negócios, possibilitando à divulgação de ações sustentáveis, o cumprimento da legislação ambiental, a exposição do foco nas necessidades edesejos de seus clientes e na conscientização da preservação do meio ambiente.

Essa nova ferramenta de marketing mantém o consumidor como sendo o público-alvo mais importante, mas não é o único a ser envolvido pelas estratégias do Marketing Verde. As empresas devem se preocupar também com outros tipos depúblicos quando falamos de questões ambientais, tais como: os fornecedores, os distribuidores, os grupos ambientalistas, as instituições financeiras, o governo e etc.(DIAS, 2006).

Conforme Dias (2006, p.140), "O conceito de marketing está diretamente relacionado com a premissa de que qualquer empresa que desempenhe uma atividade na sociedade é responsável diante dela pelos produtos ou serviços que presta".

Partindo desse conceito, hoje as organizações ao fabricar um produto ou prestaram serviço, devem se preocupar com o impacto que estarão causando à sociedade e não apenas com o tipo de produto que seus clientes necessitam sem se preocupar como processo utilizado, elas deverão buscar um equilíbrio diante da necessidade das duaspartes, atendendo assim seu cliente e praticando ações de sustentabilidade no meioambiente.


Com as exigências da legislação ambiental e conscientização da sociedade, as empresas se vêm obrigadas a adaptar-se às demandas do mercado e às organizações que regulamentam suas práticas com o meio ambiente. Para que obtenham sucesso nesse processo de adaptação é necessária à criação e implementação de políticasambientais, proporcionando mudança na cultura organizacional baseada em valores ambientais, conquistando um ambiente interno consciente e com atitudes que estão alinhadas com o Marketing Verde. (DIAS, 2006)

O Marketing Verde também deve ser utilizado como estratégia para a conscientização e estimulação em despertar o desejo no consumidor de adquirir produtos e serviços ecologicamente corretos. Essa conscientização e estimulação são importantes para que as empresas possam justificar o aumento de seus preços emrelação ao dos concorrentes, pois existe um aumento de custo quando se tem ações de sustentabilidade adotadas no processo de produção de um produto ou na prestação deserviço (BAROTO, 2008).

Com base no que foi descrito acima, percebemos que marketing verde não é apenas uma forma de comercializar produtos ou prestar serviços, mas também uma maneira de proporcionar uma relação entre o consumidor, à empresa e o meio ambiente. Para que ocorra essa relação, às organizações devem se preocupar em ter uma gestão ambiental de qualidade, de forma que a ferramenta de Marketing Verde seja gerenciada corretamente no ambiente interno (organização) e no ambiente externo (fornecedores, distribuidores, grupos ambientalistas, instituições financeiras, governo eetc.). (DIAS, 2006)

Conforme Dias (2006), o Marketing Verde deve ser conduzido como uma ferramenta de gestão importante, pois tem o papel de estruturar a organização de forma que atenda às necessidades dos clientes e de si própria, essa estrutura deverá ter como base o composto de marketing ou marketing mix.





fonte: administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário