quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cliente Fiel!


Pós- venda, palavra chave para manter o seu cliente fiel! Essa ferramenta é um diferencial entre as empresas em relação aos concorrentes, além disso desenvolve um vinculo mais próximo entre cliente e empresa. Muitas empresas têm 100% do seu lucro liquido proveniente dos serviços de pós-venda.
Mas será que o serviço de pós-venda não seria um custo extra? Pode-se dizer que para iniciar sim, mais a longo prazo é um investimento, pois se a empresa tem um investimento de pós- venda eficiente, ela terá um um número considerável de cliente satisfeitos com os serviços, e com um custo bem menor para a empresa. E acredite, conquistar um cliente novo custa entre 4 a 8 vezes mais para empresa do que manter um cliente fiel.

Como fazer um pós- venda?

- Serviço de Atendimento aos clientes, ( SAC) .
- Cadastro Atualizado de clientes o mais completo possível.
- Prestar serviços complementares como garantia do produto e entrega em casa.
- Incentivar a avaliação da empresa pelo cliente.
- Treinar funcionários para prestarem de forma mais eficiente possível o pós-venda e que todos da empresa tenham conhecimento do Código de Defesa Do Consumidor.
- Criar um Site ou Blog com FAQ de possíveis dúvidas a ser esclarecidas sobre produtos e serviços, para facilitar o trabalho tanto do cliente como dos funcionários.


Além de manter o cliente fiel, o pós- venda ajuda a empresa manter essa relação entre ambos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário