sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Segmentação de mercado


Uma empresa pode escolher qual tipo de público quer atender

Raramente uma empresa consegue satisfazer a todos num mercado. Nem todos gostam do mesmo refrigerante, quarto de hotel, restaurante, automóvel, faculdade, filme, etc. Sendo assim, os profissionais de marketing começam pela segmentação do mercado.

Os profissionais de marketing identificam e traçam o perfil de grupos distintos de compradores, que poderão preferir ou exigir produtos e compostos de marketing variáveis.

Segmentos de mercado podem ser identificados analisando as diferenças demográficas, psicográficas e comportamentais existentes entre compradores.

A empresa decide que segmentos apresentam as maiores oportunidades – cujas necessidades a empresa pode atender de maneira superior. Para cada mercado-alvo escolhido, a empresa desenvolve uma oferta.

Antigamente, um mercado era um espaço físico onde compradores e vendedores se reuniam para trocar mercadorias.

Atualmente, os economistas descrevem o mercado como um conjunto de compradores e vendedores que negociam determinado produto ou classe de produto (o mercado habitacional ou o mercado de grãos).

Mas, para os profissionais de marketing, as empresas vendedoras representam os diferentes setores, e as compradoras, o mercado.

A segmentação pode ser feita seguindo algumas variáveis:

GEOGRÁFICA

- País
- Estado
- Cidade
- Microrregiões

DEMOGRÁFICAS

- Idade
- Sexo
- Educação
- Ocupação
- Renda
- Tamanho da família
- Tipo de habitação

CLASSE SOCIAL

Posição das pessoas dentro dos agrupamentos sócioeconômicos.

ESTILO DE VIDA

Grupamento das pessoas em função dos valores simbólicos atribuídos aos produtos que compram.

PSICOGRÁFICA

- Extrovertido
- Conservador
- Impulsivo

BENEFÍCIOS ESPERADOS

- Economia
- Qualidade
- Durabilidade

Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos num só mercado. Nem todos gostam do mesmo refrigerante, quarto de hotel, restaurante, automóvel, faculdade, filme, etc. Sendo assim, os profissionais de marketing começam pela segmentação do mercado.

A empresa decide que segmentos apresentam as maiores oportunidades –cujas necessidades a empresa pode atender de maneira superior. Para cada mercado-alvo escolhido, a empresa desenvolve uma oferta.









Nenhum comentário:

Postar um comentário