segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A exclusividade para as massas da Absolut


Nas próximas semanas, a vodca Absolut começará a distribuir para pontos de venda no mundo todo aproximadamente 4 milhões de garrafas de seu produto. E cada uma delas será diferente da outra.

Chamado de Absolut Unique, o projeto demandou uma completa re-engenharia no processo de produção da companhia, na Suécia. Descrito como "cuidadosamente programado para ser aleatório", o processo envolveu a criação de pistolas diferenciadas para aplicação de cores e máquinas geradoras de cores programadas com um complexo sistema de algoritmos para padrões, revestimentos e nivelamentos - tudo para garantir que não serão produzidas duas garrafas idênticas.

"Absolut Unique tem um pouco de cientista maluco e um pouco de arte de rua", afirmou Jonas Tahlin, vice-presidente global de marketing da Absolut Co., que pertence à Pernod Ricard. "Quando as primeiras garrafas apareceram prontas na esteira de produção, nós vibramos. Naquele momento, a linha de produção mais parecia o estúdio de um artista do que uma fábrica de garrafas." O executivo acrescentou que "vários criadores com reputação internacional já interpretaram nossas garrafas em seus trabalhos, mas desta vez a Absolut é o artista."
As garrafas serão numeradas individualmente e distribuídas em oitenta países, como Estados Unidos, China, França e Alemanha. As estratégias de marketing contemplam campanhas impressas e digitais, além de promoções em lojas e bares. As agências envolvidas são todas baseadas na Suécia: Family Business of Stockholm, Great Works (digital) e Jung Relations (PR).

Há tempos a Absolut faz da sua garrafa icônica uma peça central de comercialização. Edições limitadas anteriores incluem a Absolut Glimmer, moldada como se fosse feita com cristais, e a série inspirada em lugares, como Londres, Miami e Brooklyn (esta última concebida por Spike Lee).

Mas a marca parece estar dando um passo além com o seu novo esforço, não somente para a categoria do licor, mas a para indústria de embalagens de bens de consumo como um todo. "Qualquer um pode fazer um ou dois produtos exclusivos", disse Tahlin disse. "Nós estamos fazendo cerca de 4 milhões."





Nenhum comentário:

Postar um comentário