
O sistema conhecido como "2FA" é atualmente utilizado pela Google nas contas Gmail, o qual bloqueia o acesso a partir de novos dispositivos ou endereços de internet. Mesmo utilizando a password correta, esta sistema requer um código numérico curto que é enviado separadamente para o telemóvel do proprietário da conta.
A Google não cobra adicionalmente por este serviço, contudo ainda não se sabe qual será o posicionamento do Twitter a este nível.
A notícia surge poucos dias depois de a empresa apagar as palavras-passe de pelo menos 250 mil contas, depois de piratas informáticos terem invadido essas contas e serem suspeitos de terem acesso a dados dos utilizadores.
O Twitter decidiu como medida de segurança redefinir essas palavras-passe, ainda que não tivesse a certeza de que o hackers tenham acedido às mesmas.
A autentificação através de dois fatores representa uma nova "camada" de segurança para qualquer serviço, além que é possível alertar o verdadeiro utilizador quando são feitas tentativas de entrar na conta.
No caso de uma tentativa para entrar na conta a partir de um novo dispositivo de aplicação ou local desconhecido (como indicado pelo endereço IP) o sistema de autenticação 2FA impedirá que o login seja autorizado. Um código será enviado para o telemóvel do utilizador registado, só quando o mesmo for inserido na página de login é que será possível aceder à conta.
Fonte: The Guardian
Nenhum comentário:
Postar um comentário