terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Twitter prevê aumentar segurança no acesso às contas

 Twitter prevê aumentar segurança no acesso às contasO Twitter planeia introduzir uma nova forma de autenticação através de dois fatores, o que tornaria as contas dos utilizadores praticamente impossíveis de violar, uma vez que são necessárias duas palavras-passe. De acordo com o The Guardian, a aposta na segurança parece representar mais um passo na estratégia da empresa para atrair grandes marcas para a plataforma, não só como utilizadores mas também como anunciantes.

O sistema conhecido como "2FA" é atualmente utilizado pela Google nas contas Gmail, o qual bloqueia o acesso a partir de novos dispositivos ou endereços de internet. Mesmo utilizando a password correta, esta sistema requer um código numérico curto que é enviado separadamente para o telemóvel do proprietário da conta.
A Google não cobra adicionalmente por este serviço, contudo ainda não se sabe qual será o posicionamento do Twitter a este nível.
A notícia surge poucos dias depois de a empresa apagar as palavras-passe de pelo menos 250 mil contas, depois de piratas informáticos terem invadido essas contas e serem suspeitos de terem acesso a dados dos utilizadores.
O Twitter decidiu como medida de segurança redefinir essas palavras-passe, ainda que não tivesse a certeza de que o hackers tenham acedido às mesmas.
A autentificação através de dois fatores representa uma nova "camada" de segurança para qualquer serviço, além que é possível alertar o verdadeiro utilizador quando são feitas tentativas de entrar na conta.
No caso de uma tentativa para entrar na conta a partir de um novo dispositivo de aplicação ou local desconhecido (como indicado pelo endereço IP) o sistema de autenticação 2FA impedirá que o login seja autorizado. Um código será enviado para o telemóvel do utilizador registado, só quando o mesmo for inserido na página de login é que será possível aceder à conta.
Fonte: The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário