sexta-feira, 19 de abril de 2013

Marketing Tradicional ou Digital: Em qual investir?

Um fator decisivo que precisa ser trazido à tona na evolução do Marketing foi o surgimento da internet e suas tecnologias durante os anos 90. A mudança causada nos mercados internacionais e no comportamento do consumidor foi tão evidente que a área acabou sendo dividido em duas frentes: o Tradicional e o Digital. A seguir, você poderá conferir no que consiste cada um deles. 

Marketing Tradicional 
Versus Marketing Digital 

O Marketing Tradicional de Philip Kotler tem como pilar a influência direta sobre o consumidor para a concretização de uma venda. Esta é sempre balizada de acordo com as principais características do produto e seus outros 3 P’s (preço, praça e promoção). Encontrados os seus diferenciais competitivos, os mesmos são divulgados através de uma comunicação massiva. 

Desta forma, a campanha é feita baseada nas mídias off line, que englobam meios como a televisão, rádio, jornais, revistas e até outdoors. “Embora este método atinja sempre a grande audiência, não há uma segregação do público de interesse. Além disso, até hoje seus custos só podem ser cobertos pelas companhias que destinam uma verba específica para isto.”, acrescenta Stéfany. 

Já o Marketing Digital, como seu próprio nome diz, é praticado nas plataformas online como as mídias sociais, os aparelhos mobiles e até os podcasts. Seu principal diferencial está na possibilidade de relacionamento entre marca e seus consumidores, podendo segmentá-los da maneira que a empresa desejar. 

“Por permitirem à interação em tempo real com o usuário, estes meios estão ganhando cada vez mais relevância na vida do consumidor. E um fator determinante para que isto fosse possível foi o rápido e fácil acesso à internet, conectando uma gigantesca rede de pessoas durante todo o tempo.”, comenta Thatianne. 

Mas, e qual é melhor? 

Não existe uma fórmula pré-ditada, por isso não há uma melhor opção. Tudo dependerá da política da empresa, seus objetivos, públicos e estratégias. “O ideal é que o Marketing Tradicional e o Digital sejam trabalhados de maneira integrada para conseguir atingir as expectativas da campanha. Um método deve complementar o outro, justamente pelo fato de que um é mais abrangente e o outro mais direcionado.”, orienta. Por isso, é muito importante que ambas as ferramentas sejam reconhecidas e recebam os devidos investimentos para continuarem trabalhando a imagem organizacional. 
Qual a importância de ter o apoio de uma assessoria para trabalhar estes dois pilares? 

“O que tem que ficar muito claro antes de tudo é que a assessoria de um profissional não deve ser apenas para o Marketing Tradicional. Hoje, já existem muitas empresas dentro e fora do Brasil especializadas apenas na área Digital que realizam um trabalho fantástico online!”, comenta a especialista em SEO com quatro anos de experiência no mercado alemão. Para Thatianne, o apoio de uma agência é essencial para orientar a empresa e direcionar os esforços de comunicação para as plataformas mais adequadas. 

Marketing Tradicional 

Comunicação Massiva 
Foco na venda 
Unidirecional 
Comportamento do público passivo 
Estética pré-formatada 
Estilo “palestra” 

Marketing Digital 

Comunicação Dirigida 
Foco no relacionamento 
Pluridirecional 
Comportamento do público ativo 
Estética personalizada 
Estilo “diálogo” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário