segunda-feira, 13 de maio de 2013

Agência interna x Agência de publicidade (externa)


Uma discussão comum dentro da publicidade é saber qual a melhor opção entre agência interna e agência de externa. Quando entramos na universidade a primeira impressão é que publicitário só trabalha em agência de publicidade, e que não existem outras oportunidades. Mas depois de algum tempo aprendemos que dentro da publicidade existem outros caminhos além da agência e que levam muitos profissionais a trabalharem dentro de empresas que mantém uma equipe interna, que podem ser chamadas de agência interna.
Com uma agência interna é comum que todas as estratégias e matérias sejam produzidas internamente e consequentemente não necessita de uma agência externa. Por sua vez a agência externa oferece um serviço especializado, com profissionais “criativos” que estão ligados frequentemente no mercado e principalmente nas tendências de consumo. A partir desse ponto surge uma dúvida: Qual a melhor opção? 
Para um publicitário que está dentro de uma agência externa é comum dizer que a melhor opção é contratar uma agência externa, pois eles são especializados, criativos, tem um olhar diferente e não acaba influenciado por estarem isolados dentro da cultura ou de olhar interno, criam com liberdade e sem vícios já que um publicitário de agência externa trabalha com diferentes clientes, além de não ter que submeter a regras e rotinas de uma empresa.
Já um publicitário de agência interna vai dizer que a melhor opção é uma agência interna, pois eles estão dentro da empresa o que facilita ao acesso a informações e principalmente ao objetivo da empresa, o que diminui o tempo de produção já que o briefing vem mais bem desenvolvido. Além disso, as ações podem ter maior dinamismo, menor chance de erro, economia de verba, economia de tempo e principalmente ter sempre a disposição uma equipe full-time, o que as vezes não acontece dentro de uma agência externa.
Como podemos notar as duas opções têm prós e contras que devem ser levados em consideração, em uma boa comunicação é importante que se tenha uma estratégia bem desenvolvida, visão diferenciada (agência externa) e também informações seguras e rápidas e agilidade (agência interna), a união dos dois seria a melhor opção. Mas é difícil dizer qual a melhor opção já que as duas acabam se complementando, a fórmula ideal seria como as grandes empresas fazem: uma equipe interna que entenda a necessidade e uma agência externa que resolva essas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário