quinta-feira, 2 de maio de 2013

Publicidade tornando um diferencial nas vendas em Holambra/SP


Atualmente os grandes produtores de flores e plantas estão localizados no estado de São Paulo, nas regiões de Holambra com os descendentes holandeses, e Atibaia e Mogi das cruzes com os descendentes japoneses. Os produtores japoneses são em maior quantidade, e se destacam nas vendas pela qualidade de seus produtos, já os holandeses são em menor número de produtores e tem uma qualidade inferior nos produtos, porém eles conseguem um volume maior de produção devido a publicidade que executam de maneira diferenciada.
Por características culturais, produtores japoneses sempre focaram em qualidade no cultivo de flores e plantas ornamentais. Já os imigrantes holandeses chegaram ao Brasil bem depois da imigração japonesa, e trazendo da Europa um amplo conhecimento, e dentro desses conhecimentos destaca-se a publicidade. Logo que os imigrantes holandeses chegaram ao Brasil, se estalaram na região de Campinas e logo essa região passou a se chamar Holambra. Os holandeses começaram o cultivo de flores e plantas ornamentais em 1951, logo em seguida criaram uma cooperativa chamada Veiling, onde todos os produtores holandeses levavam seus produtos para serem comercializados, essa cooperativa facilitou muito a venda dos produtores de Holambra, porque focalizava muito em propagandas para que compradores de outros estados do Brasil comprassem produtos na Veiling. Para atraírem mais compradores, os produtores de Holambra começaram a organizar dois grandes eventos chamados ENFLOR (encontro nacional dos floristas), e a Garden Fair. Nestes dois eventos, os próprios cooperados da Veiling montam estandes e divulgam seus produtos e serviços para floriculturas, decoradores, organizadores de festas, promotores de eventos, e atacadistas distribuidores. Os eventos também oferecem palestras para decoradores de festas, e paisagistas.
Os imigrantes holandeses fizeram da publicidade uma ferramenta que foi fundamental para o seu desenvolvimento. Hoje o município de Holambra é a região que mais produz flores e plantas ornamentais na América latina, e no Brasil ela é conhecida como a cidade das flores, e é uma cidade considerada como Estância Turística do Estado de São Paulo, o que garante a este município uma verba maior por parte do Estado.
A publicidade é um item fundamental para o sucesso das vendas, mas a publicidade também pode ser usado para outras finalidades como por exemplo em Holambra que devido aos eventos realizados para a divulgação da venda de flores e plantas ornamentais, também ficou conhecida como cidade das flores, assim atraindo também o turismo no município. Por tanto se conclui que não basta apenas ter um produto de qualidade, é preciso também saber divulgar e fazer com que o cliente chegue e conheça o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário