segunda-feira, 3 de junho de 2013

Vem aí a primeira impressora 3D made in Portugal



Chama-se BeeTheFirst e é a primeira impressora 3D totalmente concebida e desenvolvida em Portugal. Nasceu de 18 meses de trabalho de Francisco Mendes e Jorge Pinto, dois jovens engenheiros apaixonados pela tecnologia tridimensional. E estará à venda em setembro.

Dizem os fundadores da empresa BeEveryCreative, que, ocupando o mesmo espaço de uma comum impressora de papel, a BeeTheFirst permite materializar tudo o que a necessidade e a imaginação conceberem.

Acrescentam que funciona de uma forma simples e permite gerar objetos leves mas muito resistentes. Já a partir de agosto, o utilizador poderá fazer download de objetos disponíveis no portal da empresa ou, em alternativa, poderá desenhar a peça que pretende imprimir através de qualquer uma das aplicações de modelação em 3D.

No processo de impressão, a BeeTheFirst utiliza PLA, um polímero feito à base de milho que, além de ser renovável, requer menos energia que outros materiais semelhantes.

Os dois jovens empreendedores começaram em 2011 quando fundaram, na incubadora da Universidade de Aveiro, a BitBOX, empresa que deu origem à BeEveryCreative. É com esta chancela que a impressora 3D será colocada no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário