segunda-feira, 8 de julho de 2013

Conheça as estratégias de Marketing de Conteúdo


Seguindo algumas estratégias de marketing de conteúdo você pode não só atrair mais seguidores, leitores ou adeptos, como também pode trabalhar de maneira mais profissional e eficaz com este público que é seu alvo.
O esforço para uma boa divulgação online é um dos maiores trunfos de empresas na atualidade. Desse modo, o marketing de conteúdo se torna uma peça-chave no processo de divulgação e cristalização de uma marca. O marketing de conteúdo acabou por ser a solução encontrada pelas empresas, a fim de aumentar clientes e visitantes, a partir do foco em conteúdo e estratégia.
Entre as principais estratégias de marketing de conteúdo, destacam-se as quatro, que apresentaremos a seguir e que, certamente, promoverão aumento de potenciais clientes para seu negócio.

E-mail marketing

É a forma de marketing direto – ou de venda direta – de um produto, empresa ou serviço, que, devido a sua importância, pode ser feito até mesmo por empresas de e-mail marketing contratadas para esse fim.
Também chamado de Newsletter, deve contar com uma base consistente de assinantes, pois se converterá em um bem para a empresa. Por meio de tais e-mails, podem ser divulgados, tanto as novidades dos negócios, quanto artigos e outros conteúdos, que podem atrair os consumidores-alvo.
Blogs
Os posts em blogs corporativos também são muito populares entre empreendedores que desejam ampliar o sucesso e visibilidade de seus negócios. Entretanto, apenas alimentar um blog, de modo comum, é uma ação que não tem um grande alcance. É importante apresentar conteúdo diferenciado, com textos instigantes, que estimulem a resposta dos clientes, imediatamente abaixo de cada postagem.
A missão e valores da organização podem claramente ser disseminados por meio deste veículo de comunicação, o que pode também servir para atrair clientes. Uma estratégia de posts que tem crescido ultimamente é a do chamado Guest Post – Postagem Convidada – a qual é apresentada em blogs que possuam público-alvo assemelhado ao de sua empresa. Tal recurso é muito efetivo, pois representa contato com um público que habitualmente não acessa o blog oficial, ou que ainda não tem conhecimento sobre a marca.

Vídeos

Os setores de marketing têm se empenhado em utilizar vídeos promocionais das empresas, produtos ou serviços, que apresentam excelentes resultados, em geral. Afinal, postar no YouTube, que é simplesmente o segundo maior localizados de vídeos da Internet, assegura, ao vídeo da marca uma excelente visibilidade, para novos públicos.
Por outro lado, apenas realizar o vídeo e postá-lo, não significa muito, pois a taxa de visualização ainda assim pode ser pequena. A abordagem mais interessante é a de colocar os vídeos em blogs e sites, que terão links para o canal da empresa no YouTube. Dessa forma, o conteúdo da empresa, por mais que esteja espalhado em várias páginas da internet, irá contribuir para a divulgação maciça da marca.

Personas

Desconhecidas ainda por muitos empresários, as chamadas ‘personas’ são técnicas para criação de personalidade de ficção que se comunique com um público específico. Assim esses ‘personagens’ deverão ser definidos a partir do público-alvo. Ou seja, caso seu material deva ser lido por universitários, pode ser interessante que a persona se comunique utilizando citações de autores; para profissionais de marketing, há a opção de uso de jargões da área; e assim por diante.

A partir da definição da audiência específica, a persona deve ser escrita como em uma conversa com o grupo. Mesmo porque, é sempre importante lembrar que no mundo dos negócios contemporâneos, a empresa não se dirige a mercados, mas a pessoas. Isso ocorre porque, afinal, do cliente e de suas escolhas depende o sucesso de qualquer negócio. O uso da linguagem do cliente acaba agregando um componente de ligação emocional ou afetiva.

Essas são apenas algumas das diversas estratégias envolvidas no tema marketing de conteúdo. O resultado de uma boa abordagem de propaganda gerará muito interesse pela marca e o que pode oferecer. Ponha sua criatividade em jogo, e abrace seu público-alvo como nunca! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário