sexta-feira, 26 de julho de 2013

Conheça estratégias de marketing digital da Nokia no Brasil



Nokia é uma marca com forte presença em diversos países, especialmente nos mercados emergentes como o Brasil. Entretanto, desde o ano passado, com a adoção da nova estratégia de negócios (Windows Phone como sistema operacional prioritário), a empresa entendeu que precisaria avançar na percepção que define tendências e garante a longevidade da marca, especialmente no segmento jovem.
Um dos pilares desse trabalho está no aprimoramento das estratégias de marketing no ambiente digital e, sobretudo, na integração das campanhas offline com as ações online. Para conhecer um pouco mais deste trabalho e os desafios de um mercado bastante concorrido e recheado de grandes players, o Adnews entrevistou Rodrigo Heymann, gerente de marketing digital da Nokia no Brasil.
Qual é a importância da mídia digital para Nokia e como ela trabalha a sua comunicação nesse meio?
Hoje, toda campanha da Nokia envolve ações digitais e offline de maneira igual. Por isso, contamos com uma agência de métricas digitais para medir o desempenho de anúncios online e conseguir evoluir ainda mais neste aspecto. Além disso, a Nokia possui uma forte presença nas redes sociais e tem aumentado o trabalho direcionado às comunidades. Em nossa fanpage no Facebook, por exemplo, temos mais de três milhões de seguidores.Temos ainda um blog oficial no País e canal no YouTube.
Como a Nokia desenvolve a sua marca nas redes sociais?
A Nokia considera a participação do consumidor na web e o diálogo constante como uma oportunidade. Assim, as redes sociais da Nokia estão abertas para o consumidor expressar dúvidas e opiniões. Desde o ano passado criamos até mesmo uma conta específica no Twitter (@NokiaSuporte) que responde dúvidas, oferece suporte técnico e direciona o consumidor para uma assistência técnica, dependendo do caso. Hoje, a Nokia tem um time dedicado a responder as perguntas dos usuários também no Facebook. Além disso, trabalhamos assuntos institucionais e, por isso, todos os anúncios oficiais da Nokia Brasil são replicados em nossas redes sociais e Blog Nokia. Buscamos também a aproximação do consumidor por meio de ofertas, concursos culturais e campanhas para um diálogo contínuo.
De que maneira a Nokia atua nos dispositivos móveis?
Hoje, parte do investimento de marketing digital é direcionado ao advertising mobile. Os anúncios são baseados no perfil do público-alvo e são publicados tanto em aplicativos de serviços compatíveis com outros ecossistemas, como também em sites de conteúdo segmentado, quando acessados por celulares ou smartphones. O objetivo dessa estratégia é sensibilizar o consumidor de maneira mais personalizada e mostrar os recursos diferenciados que a Nokia oferece em seus produtos e serviços.
Quais são os planos de divulgação, promoção e publicidade para o novo Lumia?
A Nokia não divulga estratégias específicas de produtos. O que podemos adiantar é que este é um lançamento muito estratégico e importante para a Nokia no Brasil e no mundo. A campanha que estamos trabalhando com a família Nokia Lumia desde a chegada dos primeiros aparelhos com Windows Phone 8 no início do ano tem como tema central “Nokia Lumia é tudo isso mesmo”.
A campanha, que teve início no começo do ano passado com o anúncio dos primeiros aparelhos com Windows Phone, tem como foco o produto e os motivos que fazem dele “tudo isso mesmo”. As outras duas fases focaram mais no institucional, benefícios do sistema operacional e serviços. Uma das ações de engajamento de digital foi a “920 motivos” que convida as pessoas a desafiar o Lumia. Em resposta, a Nokia prova do que o Lumia é capaz com vídeos, fotos e posts no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário