quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Tecnologia é prioridade para marketing de varejo, finanças e TIC na Europa


A empresa Teradata eCircle, subsidiária da Teradata Corporation e líder na Europa em marketing digital, liberou os resultados do seu estudo "Data Driven Marketing Survey 2013" sobre investimentos em tecnologia por profissionais de marketing na Europa. O resultado mostra que os canais digitais e os dados por eles gerados está provocando aumento dos investimentos de vários setores em tecnologias digitais para uso em marketing.
Das nove verticais econômicas pesquisadas, as empresas das áreas de Telecomunicações, TI, Varejo e Finanças são as mais agressivas em utilizar seu orçamento de marketing para tecnologia. As áreas de TI e Telco utilizam 20% do orçamento, enquanto que Varejo e Finanças investem, respectivamente, 17% e 13% do seu budget em tecnologia. As outras verticais ouvidas, no entanto, ainda destinam menos de 5% à tecnologia de marketing.
O relatório da Teradata eCircle entrevistou mais de 1,1 mil profissionais de Marketing, em 19 países, com cargos que vão desde CMOs e tomadores de decisão até gerentes e usuários de tecnologia. O estudo mostra que apesar da conjuntura econômica difícil, as empresas européias estão propensas a apostar em uma multiplicidade de canais digitais nos próximos 12 meses, especialmente mídias sociais (79%), marketing móvel (79%) e publicidade on-line (70%).
O uso de dados como elemento diferenciador competitivo também é citado como elemento-chave para o sucesso de marketing. Segundo o estudo, aqueles que já apostam no big data como fator competitivo estão duas vezes mais satisfeitos com seus programas de marketing do que seus colegas que não baseiam suas decisões em dados.
A falta de métricas e a visão de curto prazo dos departamentos de marketing foram citados no estudo como obstáculos para adoção da tecnologia com mais intensidade, mas a prática do marketing multi-canal é vista como elemento incentivador para a adoção de tecnologias que permitam fazer o acompanhamento mais facilitado de todos os canais. A grande pressão das empresas em 2013 é o uso da verba de marketing para aumentar a receita dos negócios.
Com mais de 50% dos profissionais utilizando sete ou mais canais de marketing, a pesquisa constatou que apenas 33% utiliza atualmente algum tipo de tecnologia de gerenciamento e monitoramento de campanhas. Já 17% usa uma solução de gestão de recursos de Marketing e apenas 10% deles usam ambos. 

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário