segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Worshops em Santarém e Torres Novas – Marketing Territorial potencia desenvolvimento das regiões


A União das Associações Empresariais da Região de Lisboa e Vale do Tejo (UAERLVT), com o apoio da NERSANT, vai realizar dois workshops sobre o tema “Marketing Territorial: Metodologias e instrumentos de marketing territorial em linha”, em Santarém e Torres Novas. Trata-se de uma ferramenta de promoção territorial que tem como objetivo potenciar o desenvolvimento socioeconômico das regiões.
O marketing territorial é um processo de promoção territorial, que tem como objetivo último o desenvolvimento local, mobilizando recursos e tirando partido das vantagens comparativas das regiões, por forma a potenciar o seu desenvolvimento socioeconômico. Assim sendo, torna-se urgente a necessidade de técnicos especializados na área do marketing territorial, que sejam capazes de manipular as principais variáveis que potenciam os territórios, como os seus recursos endógenos, as suas empresas e seus produtos.
Desta forma, a UAERLVT e a NERSANT decidiram agendar para a região, dois workshops sobre as diversas metodologias e instrumentos do marketing territorial e que vão realizar no dia 10 de setembro, pelas 16h00, em Santarém, e no dia 30 de setembro, à mesma hora, em Torres Novas.
A correlação entre o desenvolvimento do território e o desenvolvimento das empresas, bem como o marketing territorial enquanto instrumento de inter-relação entre o território e as empresas, serão temas a abordar nos dois workshops’s. Serão também apresentadas soluções inovadoras de marketing territorial, nomeadamente soluções relacionadas com benchmarking, bem como será apresentada a relação do marketing territorial com as TIC e os Serious Games, nomeadamente o GeoGo, jogo que apresenta os territórios e as empresas como formas de promoção complementares da região.
GeoGo
No âmbito do marketing territorial, foi desenvolvido um jogo pela NERPOR e pela UAERLVT, que tem como objetivo promover não só as regiões do norte Alentejo e ribatejo, mas também as empresas a associadas a estas regiões. Este jogo vai ser apresentado nos workshops sobre marketing territorial que se vão realizar na região de Santarém como uma das ferramentas utilizadas por este tipo de marketing, com o objetivo do desenvolvimento socioeconômico das regiões.
O GeoGo, que estará brevemente disponível, quer em versão desktop, quer em versão android, funciona da seguinte maneira: a cada jogo corresponde um percurso e, antes de o iniciar, o utilizador deverá escolher se quer realizar um percurso relativo ao Norte Alentejo, ao Ribatejo, ou Misto, indicando, neste caso, se prefere iniciar no Norte Alentejo e terminar no Ribatejo ou vice-versa. Cada percurso é constituído por nove pontos de interesse diferentes: Paisagem, Fauna, Flora, Monumentos Pré e Manuelinos, Monumentos Pós-Manuelinos, Personalidades, Gastronomia, Festas / Tradições / Eventos e Empresa. Cada ponto remete para uma coordenada geográfica. A cada elemento estão associadas questões diferentes e para cada uma dessas questões é apresentada uma alternativa correta de resposta e duas alternativas falsas.
Os interessados em saber mais sobre marketing territorial e suas ferramentas, ainda podem inscrever-se nos workshop’s. Para qualquer das sessões, os interessados podem fazer a sua inscrição no site da NERSANT, em www.nersant.pt. (Inscrições gratuitas). Na organização dos workshops, a UAERLVT tem como parceiro a Portugal IPI Consulting. Refira-se ainda que esta sessão é financiada pelo QREN.
Fonte: http://www.oribatejo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário