quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Concessionária da Toyota troca panfletos por mobile marketing para lançamento do novo ETIOS


As mídias tradicionais como a TV, rádio e veículos impressos têm disputado cada vez mais espaço publicitário nos últimos anos com plataformas mais interativas disponíveis em tablets, celulares e smartphones. Vale lembrar que no Brasil há quase 270 milhões de celulares, segundo dados da Anatel, o que torna o aparelho também em um importante meio de massa. Como principal atrativo das ações voltadas para os dispositivos móveis, elas permitem que o anunciante escolha o perfil do target de forma mais segmentada, garantindo mais assertividade em seus resultados.
Apostando nas oportunidades de negócios geradas pela publicidade mobile, a concessionária da Toyota Stéfani Motors encontrou uma forma diferente de atrair novos consumidores a fazer um test-drive do novo Toyota Etios. No final de novembro, os moradores de Araraquara, no interior de São Paulo, foram surpreendidos por mensagens SMS comunicando o lançamento do automóvel. Desenvolvida pela Kanamobi, empresa especializada em mobilidade em parceria com a Telefônica, a campanha combinou a técnica de retargeting com a tecnologia de segmentação geográfica para atingir potenciais clientes.
“Foram três dias de ações retargeting, ou seja, impactamos a mesma pessoa durante toda a campanha. No primeiro dia mencionamos na mensagem SMS o lançamento do carro, já no segundo, convidamos o cliente para fazer o agendamento do test-drive, e no último dia enviamos uma promoção para quem comprasse o carro”, explica Daniel Abbud Diretor de Negócios Regionais, da Kanamobi. Durante a campanha cerca de dez mil pessoas com o perfil previamente indicado pela concessionária da Toyota foram impactados.
A Telefônica cuidou da inteligência para identificar as pessoas através do endereço residencial mais próximo à concessionária participante da campanha. Segundo Andreza Santana, gerente de Mobile Advertisement da Telefônica Digital, o celular é a mídia menos dispersiva que existe e de quebra possui o poder de prender a atenção da audiência, daí a importância dos anunciantes apostarem no formato. “Por ser um equipamento muito pessoal e íntimo, é importante também que a marca faça uma segmentação precisa e, quando isso acontece, é visível a aceitação do público através dos resultados”, destaca.
Foco em performance
Para alcançar o sucesso esperado na campanha, Daniel explica que o principal desafio da Kanamobi foi definir a forma de comunicação e abordagem, uma vez que mensagens no celular podem não ser bem recebidas caso não haja a estratégia adequada. “Precisávamos falar do lançamento do Etios, porém, de forma simplificada e sem que o cliente se sentisse invadido, pois teríamos que enviar uma mensagem durante três dias seguidos”. A solução encontrada foi transformar a comunicação via SMS em uma conversa entre pessoas comuns que trocam torpedos. O teor publicitário foi deixado de lado. “Não podemos esquecer que o celular é muito pessoal, portanto, todo esse cuidado é necessário”.
De acordo com João Benati, do departamento de seminovos da concessionária, a campanha mobile conquistou seu objetivo, e foi de longe a que representou melhores retornos, se comparada aos anúncios realizados anteriormente em outdoor, panfleto e carro de som. “Tivemos durante a campanha mais de 80 agendamentos de test-drive. Cerca de 60% das pessoas realizaram o test drive nos primeiros dias, o que já tem sido revertido em vendas”. Benati conta ainda que mesmo depois de algumas semanas da ação ainda tem sentido seu reflexo, por meio de mais agendamentos.
Ele destaca ainda a economia gerada pela campanha mobile, que não utiliza papel nem outro material, além de ser uma alternativa mais sustentável. “A Toyota é uma marca ecológica, que se preocupa com o meio ambiente. A panfletagem gera lixo e ainda não tem dado os resultados esperados. Já a plataforma móvel responde muito bem a essa ideia de sustentabilidade e performance. Pretendemos fazer outras ações nesse segmento”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário