quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

5 sinais de que o seu marketing não é estratégico


1. Você acredita que marketing e propaganda são mesma coisa. 
Investir em propaganda é apenas um dos elementos que compõe o chamado mix marketing. Além disso, esse investimento sem um planejamento no qual se definam variáveis importantes, como o público que se quer atingir e os resultados esperados, torna-se imediatamente um custo.
2. O marketing na sua empresa serve para vender o produto.
Muitas pessoas acreditam que o marketing caminha “atrás” do gerente de produto levando às prateleiras o produto desenvolvido pela empresa. Entretanto mais do que nunca, a tendência das organizações é olhar de fora para dentro, identificando as necessidades do consumidor e trabalhando para atendê-las. Nesse sentido o marketing atua conjuntamente com as outras áreas da empresa, aproximando-se de seus consumidores e apontando oportunidades.
3. Você não conhece o momento zero da verdade.
Em 2005 a Procter & Gamble cunhou a expressão “Primeiro Momento da Verdade” para definir aquele momento em que o consumidor está em frente às prateleiras decidindo o que comprar. O Google, no entanto, foi um pouco mais longe, tratando do Momento Zero da Verdade. Sabe aquela pesquisa que você faz na internet antes de comprar um celular novo? Os vendedores não podem ficar atônitos ao se deparar com um cliente que já sabe a cotação de preços, as especificações do produto e traçaram um comparativo de suas funções através de resenhas de outros consumidores. Cabe ao marketing mapear o que acontece na cabeça do cliente antes de chegar à prateleira. Isso é estratégia.
4. Você segue a moda.
A interatividade que a internet proporciona abre espaço para muita inovação em termos de marketing. Vídeos, web seminários, e-book, links patrocinados: todo dia surge uma nova ferramenta a serviço da comunicação. Obviamente que você não quer ficar de fora ou ser ultrapassado pela concorrência. O problema é quando você apenas segue as tendências sem avaliar o quanto essas estão alinhadas com a filosofia e a mensagem que a sua empresa quer passar.
5. O marketing e o financeiro não se entendem.
Um dos sinais mais fáceis de identificar de que o seu marketing não é estratégico, é quando ele ainda está batendo de frente com o caixa da sua empresa. Isso porque o pensamento estratégico leva em conta não só aonde a empresa quer chegar, mas o quão distante ela está desse objetivo. Quem acha que o “marketeiro” perfeito é a pessoa mais comunicativa da empresa pode estar enganado. Uma das grandes competências do profissional de marketing é entender a realidade financeira da empresa, diferenciando claramente custos de investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário