sexta-feira, 28 de março de 2014

Afinal, o que é essencial à estratégia de marketing?

Este posicionamento se apresenta de forma coerente sobre os diferentes componentes do mix e tem como base quatro princípios






O último passo da estratégia de marketing é definir o posicionamento de uma marca ou produto. Posicionamento é a ferramenta estratégica que permite à empresa afirmar sua diferenciação de competição em relação ao alvo.
Este posicionamento se apresenta de forma coerente sobre os diferentes componentes do mix e tem como base quatro princípios:
  • a simplicidade
  • a originalidade
  • a relevância
  • a credibilidade
Mas como saber o quão simples, original, relevante e crível ele é? Com alguma frequência aplico o USP (unique selling proposition), uma ferramenta simples para formular um posicionamento de mercado, que consiste em:
  • avaliar a frase que resume seu posicionamento: normalmente se ela for superior a 1 (uma) frase significa que queremos dizer muitas coisas ao mesmo tempo e/ou elas não foram definidas sobre uma diferenciação forte e simples. Tenha em mente: se for complexo para explicar, imagine para compreender.
  • o USP permite clarear o posicionamento substituindo as partes entre parênteses na formulação a seguir:
  • (A empresa e/ou marca e/ou produto) é o único ator do (mercado) a propor a seus (alvos) uma (oferta única)
No caso em questão a “oferta única” representa a mais importante característica que o distingue, empresa, marca ou produto em relação à concorrência.
A título de exemplo, alguns posicionamentos muito fortes:
- DURACELL dura muito mais
- panelas TEFAL não grudam
- LAVAZZA é o café italiano por excelência
- CASAS BAHIA, dedicação total a você
Agora cabe a você rever o posicionamento daquilo que lhe cabe, e porque não a título de exercício começar por você mesmo como profissional. Qual é sua frase única?
Esta formulação estratégica te levará a buscar o verdadeiro valor, aquele que quando uma empresa precisar ela saberá com quem contar. E se ficar muito longo e confuso é sinal que você precisa arregaçar as mangas e desenvolver um posicionamento mais claro.
Mão à obra, mas não se esqueça: simples, original, relevante e verdadeiro (para ter credibilidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário