terça-feira, 18 de março de 2014

Inbound Marketing: um especialista vende mais

Do casamento entre a cultura digital e o desafio de vendas, nasceu o conceito de Inbound Marketing, que “pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”





Não faz muito tempo estávamos todos sentados à frente de uma TV sem sequer imaginar as transformações que a internet promoveria em nossas vidas. Sobretudo, na maneira como nos relacionamos com as marcas e produtos que consumimos. Se antes um comercial animado, no intervalo da novela, era suficiente para dar voz às organizações, agora a expectativa do público sobre a construção de um discurso de marca consistente e participativo é imensamente maior.
A internet e a vida digital que assumimos trouxeram poder aos consumidores, o poder de escolha sobre o que, como, quando e onde vão consumir as informações que
desejam e, consequentemente, os produtos e serviços que procuram. Isso não
significa o fim da propaganda nem do suporte televisivo, mas sim o surgimento de
novas modalidades, formatos, plataformas e oportunidades de diálogo.
Do casamento entre a cultura digital e o desafio de vendas, nasceu o conceito de Inbound Marketing, que  “pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo” (HubSpot). São estratégias de branding e marketing digital que se baseiam na criação de uma esfera de conteúdos relevantes sobre determinado tema para atrair a atenção e conquistar a empatia de um mercado específico.
Eu sou autoridade no assunto
É o que procura transmitir uma empresa que investe em conteúdo, oferecendo aos usuários um contexto de informações e entretenimento, uma embalagem editorial para sugerir a compra dos seus produtos. Fazendo bom uso dos buscadores como Google, Yahoo, Bing (ou melhor, das palavras-chave), e de um mecanismo de captura e gestão de leads, as estratégias de Inbound Marketing buscam transformar um usuário desconhecido em um lead qualificado e, para isso, apoiam-se em pilares como Conteúdo, SEO, Email Marketing e Mídias Sociais.
A ideia é fundar uma reputação de autoridade, e fazer com que as buscas por determinado assunto sejam sempre referenciadas ao site da sua empresa, ou à página de destino que se pretender. Dessa forma, o próprio meio (internet) é incumbido de segmentar o público por interesse, e você só precisa cuidar para que o diálogo transforme o approach em interesse e intenção de compra. Daí por diante sua marca se torna uma fábrica de fans, “transforma estranhos em leads, leads em clientes, clientes em divulgadores”.
Crescimento exponencial do ROI
O diálogo estabelecido por meio das ações do Inbound Marketing resulta em relacionamentos mais consistentes e duradouros, em uma audiência mais engajada e com maior taxa de conversão. A qualificação de dados viabilizada pelas interações fornece um campo amplo para o retargeting ou o remarketing, e promove-se de fato o fortalecimento da marca com projeção institucional.
Apesar disso, é difícil vender aos gestores um relatório de ROI que foge aos padrões e à objetividade do marketing tradicional. Nesse novo modelo é preciso investir, testar, reestruturar constantemente. E apostar em resultados a médio prazo. O começo é realmente difícil, os primeiros fãs ou seguidores nas mídias sociais, o crescimento do mailing da newsletter, ou mesmo a conquista do tráfego orgânico, que considera o histórico de publicações e links.
Mas o que as empresas não sabem é que à partir de determinado momento você entra em uma curva de crescimento exponencial porque, afinal, você se tornou referência e é replicado pelos próprios interlocutores de sua marca. De repente, você ganhou projeção e basta postar algo para ser bem ranqueando nas buscas conquistando, consequentemente, maior exposição a um custo extremamente reduzido e com credibilidade incomparável.
Na sua indústria , você vive um efeito natural de multiplicação, seu custo marginal diminui, e você recebe resultados extraordinários em todos os tipos de canais. Você está crescendo mais rápido do que nunca , porque as pessoas estão falando sobre isso.
O conceito de flywheel diz respeito a essa dinâmica, cujo início impõe grandes dificuldades para conquistar os primeiros fãs e multiplicadores. Mas que depois que a roda começa a girar, entrega um resultado excelente para o mesmo esforço investido. É um sistema autorreferente,  e uma estratégia extremamente poderosa.
Um especialista vende mais e por mais tempo. Aprenda a implementar o Inbound Marketing na sua empresa e multiplique os resultados e a força da sua marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário