terça-feira, 22 de julho de 2014

Orientação do marketing focada no cliente

A orientação ao marketing centrada no cliente sustenta o conhecimento de necessidades e desejos da demanda, e a entrega de satisfação com o propósito de criar relacionamentos duradouros e de confiança com os clientes




O marketing envolve a ciência de estudar, analisar e selecionar mercados alvo para poder se ofertar algo e relacionar-se com o cliente entregando-lhe valor superior e satisfação. Portanto, deve ser entendido no sentido de satisfazer necessidades e desejos. O processo de marketing tem por direção trabalhar para entender a demanda, criar um diferencial que agregue valor, construir e manter um relacionamento de confiança com o consumidor a longo prazo. A realimentação de todo esse processo se dá através da captura de valor dos clientes na forma de vendas, lucro e fidelização.
A empresa deve buscar uma filosofia que guie suas estratégias de marketing para poder saber qual peso dar a questões cruciais como interesses da clientela, da organização e da sociedade. Uma das diretrizes de administração de marketing é justamente a orientação ao marketing.
A orientação ao marketing é centrada no cliente, trabalha de fora para dentro da organização, pois visa encontrar os produtos adequados para seus consumidores. O foco no cliente sustenta o conhecimento das necessidades e desejos dos mercados alvo por meio de uma correta definição de mercado, e na entrega da satisfação com mais eficiência do que as empresas concorrentes com o propósito de criar laços duradouros e de confiança no relacionamento com os clientes certos.
Todo indivíduo possui necessidades a serem atendidas, por meio dessa lógica é que as organizações buscam soluções adequadas para atendê-las. Pode-se definir necessidade como uma situação de privação percebida, uma característica natural do ser humano acionada por estímulos internos. Enquanto o desejo é a forma que a necessidade se enquadra de acordo com estímulos externos vindos de valores da cultura e personalidade da pessoa, uma forma de preencher as necessidades através da compra de bens materiais e imateriais.
A forma de satisfazer o consumidor é criar uma oferta que atenda seus desejos e necessidades, ou seja, criar uma combinação de produtos, serviços, informações e experiências diretas e proporcionais a tais vontades e ao seu poder de compra.
Para fugir do marketing de massa e produtos padronizados se faz necessário usar a ferramenta de segmentação para definir um mercado alvo. Tal medida ajuda a decidir em qual demanda focar. Os administradores de marketing percebem que não podem servir todos os clientes de todos os modos, por isso, selecionam claramente a quem possam servir de maneira satisfatória e com lucro.
O passo seguinte é posicionar o produto perante a concorrência, estabelecer um lugar desejável na mente e opinião dos consumidores a respeito do bem ofertado e definir qual posição ocupar no segmento escolhido. O posicionamento diz respeito sobre como a empresa e seu produto se diferenciam dos demais.
Além de buscar novos clientes, atrair demandas e penetrar em mercados, os profissionais da área de marketing têm por função monitorar clientes atuais na busca de identificar e aprender mais sobre seus desejos, opiniões e sugestões com o propósito de reunir novas ideias de produtos e serviços.
Porém, a administração orientada ao marketing só é eficaz quando se tem uma necessidade existente de forma clara e consciente, os clientes sabem exatamente o que querem, pois em muitos casos eles não sabem detalhar o que querem e nem o que é possível se obter. Por isso, é necessário atentar-se ao estudo de tendências e antecipar-se ao que a demanda possa querer no futuro ou aos planos de empresas concorrentes.
Os profissionais de marketing devem observar os cenários dentro e fora de seus mercados de atuação e acompanhar as tendências a fim de analisar possíveis mudanças e identificar oportunidades.
O marketing deve ser praticado como uma ferramenta voltada a satisfação de necessidades e desejos, e não como uma ferramenta que apenas objetiva estruturar, mostrar e vender algo. Isso significa que o produto deve ser elaborado a partir das necessidades identificadas que não estão sendo atendidas ou satisfeitas. Quando o profissional busca, estuda e entende a demanda, trabalha no desenvolvimento de produtos certeiros, cria um conjunto de benefícios, define o mix de marketing de maneira coerente, o sucesso retorna a empresa através de clientes satisfeitos, encantados e fidelizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário