sexta-feira, 10 de abril de 2015

5 tendências para a revolução do marketing cloud



Marketing cloud e big data são assuntos que demandam muita análise por parte dos profissionais de marketing. A maioria escolhe a carreira porque gosta da energia, da dinâmica do trabalho e essas pessoas costumam ter habilidades criativas, de planejamento e de gerenciamento de projetos. Mas, cada vez mais, aqueles que fazem parte desse novo mundo do marketing moderno também precisam gostar de matemática, ciências e ter perfil analítico.
A explosão da big data em todos os segmentos do mercado acabou gerando a necessidade de um marketing mais focado e que tem o consumidor no centro da estratégia. Veja as cinco tendências que estão direcionando a revolução do marketing cloud:

1 – Computação em nuvem: um utilitário
Sendo um utilitário muito barato, a computação em nuvem está possibilitando uma nova geração de usos, aplicações e aparelhos. Isso é perfeito para o marketing, pois permite interações rápidas, experimentação e mensuração de resultados. Em consequência, também possibilita a contratação de serviços com o pagamento atrelado à performance, o que é perfeito para o budget de marketing.

2 – É tudo sobre mobile
Os dispositivos móveis estão cada vez mais baratos e com maior desempenho e penetração. Agora, até as tarefas mais simples como pedir comida ou chamar um táxi são feitas via aplicativos e esse uso só aumenta. Pode-se esperar expansão ainda maior dos apps, exatamente como foi visto quando a internet se tornou onipresente. As empresas já estão construindo sites a partir do mobile ou apenas mobile para atender a ova e crescente demanda.

3 – Big Data cada vez mais big
Agora que grande parte da humanidade está conectada via mobile, utilizando uma infinidade de aplicativos e contando com uma enorme camada da população formada pela geração Y - que é fortemente experiente em tecnologia - a big data está explodindo. É uma grande oportunidade para as empresas que estão encontrando novas saídas a partir de novos usuários e novos usos. São necessárias ferramentas para analisar o fluxo de dados que entram na empresa. Profissionais experientes reconhecem isso e estão investindo em análise de dados e em tecnologia voltada à nuvem. Alguns estão até contratando cientistas especializados em dados para integrar a equipe de marketing.


4 – De mudança para a nuvem
De acordo com Scott Brinker, da ChiefMartec.com, existem hoje cerca de 2 mil fornecedores de tecnologia de marketing. Com a explosão da Big Data e o barateamento da Amazon Web Services, empresas de tecnologia inteligente mudaram seus modelos de negócios para a nuvem e construíram novas soluções voltadas para a cloud.

5 – Marketing preditivo é o que une tudo isso

Matemática e ciência dão poder ao marketing cloud. Também não é possível ignorar a geração de leads ou tratar a automação de marketing como uma espécie de caixa-preta. Ao combinar os dados públicos e privados, os profissionais de marketing podem criar modelos para identificar automaticamente tendências, como lead nurturing, lead scoring, adaptação e intenção de compra antes de a venda ocorrer. Inteligência e análise preditiva são as chaves para o sucesso das empresas de marketing cloud que entenderem que o futuro do marketing está em amar matemática e ciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário