quarta-feira, 8 de abril de 2015

Google é acusado de permitir propaganda desleal no YouTube Kids


O Google está sendo acusado de promover propagandas "desleais e enganosas" a crianças através do YouTube Kids, que foi lançado recentemente.
Grupos de defesa do consumidor norte-americanos entraram com uma reclamação junto à comissão federal de comércio (FTC, na sigla em inglês) para dizer que a companhia tem permitido o uso de sua nova ferramenta por marcas que promovem produtos e alimentos de forma irregular.
Um dos principais problemas é o unboxing, tipo de vídeo que tem chamado muita atenção nos últimos anos e também está presente no serviço do YouTube. "Muitos dos vídeos [de unboxing] no YouTube Kids parecem ter sido feitos pelos usuários. Alguns, entretanto, têm relações não reveladas com fabricantes de produto", justifica o documento, divulgado peloThe Verge. Um dos exemplos são os cinco canais promovidos pela Maker Studios, que pertence à Disney.
Também há uma reclamação a respeito da participação do McDonald's no serviço. Embora as regras do YouTube Kids proíbam a propaganda de alimentos e bebidas, a marca de fast foods apresenta conteúdo promocional que explica a proveniência de seus nuggets, hambúrgueres etc.
Em nota, o Google se limitou a lembrar que o YouTube Kids foi construído com base em conversas com "numerosos parceiros", grupos de defesa das crianças e da privacidade. "Estamos sempre abertos a comentários sobre formas de melhorar o aplicativo."



Nenhum comentário:

Postar um comentário