terça-feira, 7 de julho de 2015

Marketing para impulsionar os negócios



A gestão do marketing é um processo de planejamento, implantação e acompanhamento de estratégias que visam a manter a empresa competitiva e com relacionamento saudável com seus públicos-alvo. “Pensar em marketing é pensar em como transformar as necessidades do cliente em desejos, de forma mais eficiente que a concorrência, trazendo lucro para a empresa” explica Luciana Lessa, analista do Sebrae Minas.

É bom lembrar que a construção da imagem de uma empresa passa por diversos aspectos, que vão desde a excelência no atendimento, organização, layout adequado, mix de produtos e /ou serviços, comunicação eficaz e direcionada ao público correto até o pós-venda.
 
Costuma-se falar nos P’s do marketing como forma de demonstrar a abrangência dos processos dessa área. Seriam eles: Preço, Praça (ou localização), Produto, Pessoas (concorrentes, clientes, fornecedores) e Promoção (ou divulgação). Busca-se coerência nos diferentes aspectos, de forma a construir uma imagem coesa da empresa e atender o público pretendido adequadamente.

O Sebrae Minas oferece diversas soluções de capacitação em Marketing, de acordo com o estágio do negócio. Para quem tem uma empresa há menos de dois anos são disponibilizados consultorias, oficinas e manuais que auxiliam o empreendedor a analisar o mercado e definir o perfil do consumidor, objetivos e metas,ações de divulgação, preço, distribuição e outros quesitos relacionados à gestão de marketing.

O empreendedor que tem um negócio há mais de dois anos pode se inscrever no curso Plano de Marketing Avançado – Sebrae Mais, que  tem 80 horas de duração e oferece orientação personalizada, presencial e a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário