segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Marketing de conteúdo: 3 dicas para turbinar seu negócio com a internet


O Makerting 3.0 chegou para revolucionar a forma como marcas se relacionam com seus clientes. Se no século XX estávamos acostumados ao modelo de comunicação discursivo, onde as marcas falavam o que queriam e os consumidores não tinham um canal eficiente para dar feedback, hoje vivemos a era do diálogo, na qual todos possuem voz ativa na criação da imagem de um produto ou empresa.
Como fazer com que sua marca se destaque em meio a tantas outras que já existem no mercado? Como atingir as pessoas certas e cultivar um relacionamento positivo com elas? Na visão de Rafael Rez, professor da pós-graduação de Marketing Digital da ILADEC e do MBA de Marketing da HSM Educação, o marketing de conteúdo vem para "educar, interagir e conversar para entender o cliente".
No workshop online que ministrou com exclusividade para o Administradores Premium, Rez compartilhou algumas técnicas para criar uma campanha de marketing 3.0 eficiente para sua marca. Abaixo, listamos três pontos que, segundo o especialista, são essenciais para o sucesso de sua campanha. Confira:
1 - Entenda o que é "conteúdo"
"O conteúdo é algo relevante, uma mensagem que você (ou sua empresa) deseja deixar para o mundo sobre o que você acredita", explica Rez. Com o marketing de conteúdo você deve querer mais do que vender, mas conquistar o cliente. Antes de fazer uma oferta, é preciso expor de forma diferenciada e consistente seu produto ou empresa, e só então partir para a venda.
O momento de fechar negócio vai ser facilitado pelo relacionamento criado previamente, já que agora o cliente entende a necessidade do seu produto na vida dele. A mensagem da campanha deve buscar gerar no cliente um sentimento de necessidade. "Se a sua mensagem desaparecesse hoje, alguém sentiria falta dela?" Essa deve ser a questão chave.
2 - Crie um tom de voz que se destaque
Cada mensagem tem um tom de voz e é ele que define como sua marca é percebida entre os clientes. A voz da campanha é o que gera impacto no consumidor, é o que fica registrado no subconsciente quando ele vai escolher sua empresa, em vez do serviço concorrente.

Rez cita o case da marca Harley Davidson. A marca prega uma mensagem de liberdade e seus principais clientes são pessoas que passam a semana "presas" em escritórios, mas nos finais de semana podem pegar suas motocicletas Harley Davidson rumo à liberdade. Você precisa falar para um grupo de pessoas específico e não para todo e qualquer potencial cliente.
3 - Crie um relacionamento com o seu cliente
O que você quer dizer ao mundo? O que você pode fazer diferente dos outros? "Marketing de conteúdo é sobre compartilhar uma mensagem, alcançar as pessoas que se identificam com ela e construir uma comunidade", explica Rez.
Se você consegue de forma eficiente fazer com que as pessoas certas dediquem algum tempo para ouvir a sua mensagem, é bom que essa pessoa seja tratada como uma parte indispensável do negócio.
Se você se interessa pelo assunto e gostaria de ter acesso integral ao workshop de Rafael Rez sobre marketing de conteúdo, basta assinar o Administradores Premium. Clique aqui para conferir o trailer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário