terça-feira, 19 de janeiro de 2016

As vantagens de ser visível: como usar o marketing pessoal para alavancar sua carreira


Você já parou para se perguntar por que existem pessoas que por onde passam são notadas? Você já se questionou qual o segredo de ser tão visível? Será que há alguma vantagem em se mostrar na empresa sem passar uma imagem negativa de apenas querer se exibir? Pois é, essa e outras questões sempre passam na nossa mente quando falamos de marketing pessoal. Ainda existem pessoas que não acreditam que usar ferramentas de marketing para se auto promover seja saudável em um ambiente corporativo. Tudo o que eu tenho para te dizer hoje é que existe sim vantagens em ser visível e, há uma imensa diferença entre fazer marketing pessoal e simplesmente se exibir para as outras pessoas.
Segundo Kotler, o Marketing Pessoal é um novo conceito e instrumento do marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura. O que isso quer dizer é que você precisa definir a imagem que vai querer vender para as pessoas da sua empresa, demostrando o que você faz de melhor, quais as suas características chaves e como você poderia agregar mais no seu trabalho. Em empresas de pequeno porte, os funcionários ficam mais visíveis aos grandes tomadores de decisão, entretanto em médias e grandes empresas, na maior parte das vezes, as pessoas influentes dentro da organização podem nem ao menos se quer saber o seu nome, muito menos aquilo que faz e nem como você poderia ser útil para a empresa. Falando assim pode passar a ideia de que muitos de nós, vistos pelos grandes administradores da empresa, não passamos de mão de obra e, permita-me dizer, muitas vezes isso é verdade. Essas pessoas possuem imensa responsabilidade nas mãos e terceirizam as tarefas de contato com a equipe, que são os famosos gestores.
Um gerente nada mais é do que um intermédio entre você, funcionário, e a alta gestão, ele é o responsável por passar as estratégias da empresa para você em forma de atividades a serem feitas, cobrando resultados conforme também são cobrados por isso, devido a este fato a função de um gerente não é tão simples assim. Um dos meios de crescer dentro da organização e começar a ser notado, não é apenas fazer o seu trabalho do modo que as pessoas esperam que ele deve ser feito. Você deve fazer além do óbvio, demostrando todas as suas características pessoais fortes e atributos que de fato, te fazem diferentes dos demais.
Fazer além do que deve ser feito não se restringe a execução das suas atividades propostas somente, mas também diz respeito a imagem que você passa, as roupas que usa, o modo em que se comunica e se relaciona, a maneira com que demonstra as suas competências aos gestores, também aspectos relacionados ao seu caráter como pessoa e as suas contribuições sociais. Parece muito difícil, mas de fato não é. Assim como para vender um produto é necessário usar de uma estratégia, para vender a sua imagem na empresa também é preciso adotar essa postura.
Existe um ditado que diz ame a si mesmo para poder amar os outros, quando falamos de marketing pessoal é mais ou menos isso, ou seja, antes de permitir que os outros te notem e te reconheçam, é necessário você fazer uma autoanálise e se descubra, fazendo um levantamento da sua personalidade, das suas motivações, dos seus pontos fortes e daqueles que devem ser melhorados, conhecer o modo de como se relaciona com as pessoas e identificar no seu interior todas as características que você acredita que fazem de você único.  
Agora que você já descobriu as características que fazem de você único, você deve pensar como vai fazer para transmitir essa sua imagem para as outras pessoas. A maneira mais fácil é se comunicando com elas, de forma verbal e não verbal, ou seja, você pode em conversas informais demostrar algumas ações naquilo que você faz muito bem, em reuniões você pode participar mais expondo as ideias que você acredita mas até hoje não conseguiu expor, pode e deve passar a imagem que você quer transmitir através das suas roupas e de seu modo de agir no dia a dia. Por causa disso, cuidado com informações desnecessárias que de alguma forma podem passar um aspecto negativo sobre você, como em redes sociais, happy hour e eventos corporativos informais.
Quando falamos de marketing pessoal, se for bem executado, é uma maneira excelente de conseguir vantagem competitiva, aumentando as chances de promoções e participação em projetos importantes na empresa. Você não acha que chegou a hora de ser visto e de que as pessoas precisam saber aquilo que você pode fazer? Este é o momento de alavancar a sua carreira, construa a sua própria estratégia de marketing e apareça. Afinal, quem conhece você melhor do que você mesmo?
Sucesso!
Fonte: administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário